sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Remando contra a Maré 3º Reflexão





Remando contra a Maré – 3º Reflexão

    
     Nossa sociedade desenvolveu ao longo dos séculos a motivação que levou nossa querida Eva a comer do fruto proibido. Veja em Gênesis 3.6 o texto nos diz que Eva achou o fruto bom para se comer, agradável aos olhos e desejável para se ter entendimento. A luta interior que acontecia no coração daquela mulher era entre dois oponentes: o Eu e Deus. Aquilo que Deus tinha para a humanidade e o que o Homem, impulsionado por Satanás, achou que era o melhor para ele.

     Até hoje vivemos essa luta diária em nosso interior. A cada momento somos convidados a responder aos anseios do “Eu” ou de “Deus”, o autor Brennan Manning, em seu livro “O Impostor que vive em mim”, ressalta bem essa questão. Infelizmente o que temos percebido é que a sociedade atual tem sido caracterizada pelo Egocentrismo. Ainda que não percebamos somos levados por essa Maré que nos afasta de um relacionamento profundo com Deus e também com o nosso próximo. Na verdade, essas ondas alimentam cada vez mais esse nosso desejo de satisfazer o meu Eu, o tempo todo. Em todas as relações interpessoais temos o reflexo desse mal, seja na família, no trabalho, nos relacionamentos amorosos, nas amizades e até mesmo na Igreja.
         
     Remando contra a Maré, Jesus certa vez respondeu a um questionamento dos fariseus:
     
      "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:36-40

     Que resposta maravilhosa a do nosso Senhor Jesus! Quando nos atentamos para esse texto vemos que Jesus estava sendo severamente questionado por diversos grupos judaicos, tentando identificar algum erro em seu proceder para acusá-lo. Talvez aos olhos humanos esse fosse um momento de tensão e aflição, afinal imagine uma prova oral que o resultado final poderia lhe levar à prisão e até mesmo à morte, dependendo de suas respostas. Mas, para Jesus não havia pergunta difícil, afinal Ele possuía uma sabedoria insondável e também conhecia o coração daqueles que lhe perguntavam.
        
     A pergunta que avaliamos talvez tenha sido a pergunta mais esperada por Jesus, essa era a oportunidade de afirmar categoricamente qual deve ser a Maré que devemos navegar com o barco de nossa vida. Sem dúvida nenhuma Jesus responde que as ondas que devem direcionar a nossa vida, devem nos impulsionar a uma vida relacional baseada primeiramente no nosso Amor por Deus e no nosso Amor pelo nosso próximo. É verdade precisamos nos amar e isso é extremamente importante, mas isso já é algo muito fácil para nós seres humanos, por isso, a ênfase em Amar a Deus mais do que a mim e ao meu próximo como a mim mesmo, isso é Remar contra a Maré.
          
     Bem mais do que palavras, Jesus vivenciou isso durante toda a sua vida, remou continuamente contra a Maré, durante sua jornada terrena. Sobretudo, teve o auge do cumprimento dessas verdades na cruz do calvário. Quando deixou bastante claro, o seu Amor incondicional por Deus e por cada pessoa que, sem seu sacrifício, jamais experimentaria de Deus e a crucificação do Eu e seus anseios.
Assim, somos convidados a seguir os passos de Jesus, a tomarmos os remos nas mãos e a subirmos o Rio enfrentando a correnteza, na certeza de que Ele mesmo nos ajudará e nos abençoará no cumprimento desse chamado a Deus e ao próximo.
     Que Deus nos abençoe.
   
      Minha Oração:

Deus querido, obrigado por sua Palavra.
Obrigado por sempre ser exortado por ela
para viver uma vida agradável ao Senhor.
Peço-lhe que encha o meu coração de Ti mesmo e
me ajude a esvaziar meu interior de mim mesmo e
permitir que o meu irmão tenha lugar em meu ser.
Ajuda-me, Pai, na minha maratona contra a Maré, pois sem ti nada poderei fazer.
Em nome de Jesus, Amém.

Pr. Maciel Filho

Nenhum comentário: