quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Remando contra a Maré

Remando contra a Maré – 5º Reflexão
                Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!”. Imediatamente ele foi purificado da lepra.  Mateus 8:3
Nos tempos de Jesus, fazia parte de sua cultura a segregação racial, social, religiosa e política. Por diversas vezes vemos essa realidade ao lermos a Bíblia. Esse costume era algo aceitável e até mesmo imposto sobre a comunidade em geral. Nos nossos dias a segregação tem sido confrontada em diversas esferas, como por exemplo, em 1955,o Pastor Batista, nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr, que lutou bravamente contra a segregação racial e deu sua vida por um sonho, que aos poucos vai se realizando em seu país. No entanto, ainda que camuflada, há muita segregação em nosso meio e isso faz muito mal à nossa sociedade.
Há pouco mais de 2000 anos outro jovem se levantou para provar que não deve existir nenhuma barreira que separe os homens. Afirmo que as ações de Martin Luther King foram baseadas na ação desse homem: Jesus Cristo. Que mesmo em um tempo muito mais difícil que o nosso, conseguiu fazer a diferença e mostrar à humanidade que é necessário voltar-se contra a direção segregacional e sem misericórdia que o Mundo aponta e que é possível Remar contra a Maré e vencer essa lute custe o que custar.
Um dos grupos mais segregados da época de Jesus era os leprosos. Quando se identificava a doença em alguma pessoa, essa era renegada por sua família, sofria diversas humilhações de sua família e deveria ser levada ao sacerdote, que a deixaria em observação durante alguns dias e caso fosse, de fato, diagnosticado a enfermidade, o sacerdote rasgava suas vestes e gritava “Imundo por diversas vezes” e lhe expulsava da cidade. Assim o “leproso” deveria ficar totalmente excluído da sociedade e caso quisesse se aproximar da cidade deveria ir anunciando sua chegada gritando “Imundo, Imundo” e as pessoas próximas os apedrejavam e se alguém tocasse em um “leproso” deveria ficar separado de sua família e do Templo por uma semana a fim de se purificar. Além das agressões da sociedade, todo o enfermo se entendia como um maldito por Deus de tal forma que não sei afirmar quais eram as feridas que mais lhes doíam, as feridas físicas ou as emocionais e espirituais, pois sem dúvida elas eram ilimitadas e devastadoras.
Certo dia, após pregar o conhecido Sermão do Monte, Jesus permite que um “leproso” se aproxime Dele e o texto diz que cheio de amor, Jesus toca no leproso e diz quero que seja curado, e imediatamente aquele homem é curado e lhe é restaurado a possibilidade de viver uma vida integra diante dos homens. Após anos de luta e sofrimento, segregação e rejeição, dias de fome de pão e de amor, aquele homem renascia para um novo viver. Tudo isso porque Jesus venceu as barreiras, tomou os remos e foi contrário à Maré. A direção que Jesus nos dá é a vida relacional com o meu próximo, para ajuda-lo, abençoá-lo, levar de Deus a restauração, a possibilidade do perdão e sobretudo, a Nova Vida que há em Jesus Cristo.
Abaixemos nossos escudos, retiremos nossas barreiras, enchemo-nos de Misericórdia e Compaixão e Rememos contra a Maré da Segregação, seja ela qual for.
Minha Oração:
Senhor Jesus muito obrigado pela renovação de mente que o Senhor nos oferece
Obrigado pela possibilidade de amar o meu irmão
Peço-lhe que retires de mim todas as barreiras que me impedem de caminhar com o meu próximo e
Ajude-me a cumprir o teu querer em minha vida
Em nome de Jesus, Amém!
Que Deus nos abençoe.