segunda-feira, 23 de junho de 2008

Uma vida “sem” propósitos é uma vida “sem” direção


Mais uma vez volto a escrever-lhes ainda impactado com a leitura do livro dos melhores discursos de Martin Luther King, “Apelo à consciência”. Estive pensando na vida de alguns grandes homens de Deus, homens considerados como heróis da fé cristã. Pensando e relembrando tanto os heróis modernos como os heróis bíblicos, encontrei um ponto em comum entre eles e espero que os irmãos concordem comigo: todos tinham um propósito específico. E é exatamente sobre isso que gostaria de refletir como os irmãos usando as palavras do Dr. King em um de seus discursos “um homem que não descobriu pelo que está disposto a morrer, não merece viver” revejo a vida de alguns ilustres heróis.
Primeiramente, fazendo uma brevíssima avaliação temos Abraão com um propósito firmado por Deus de ser pai de uma grande nação de largar tudo o que possuía para ir a um lugar desconhecido onde o Senhor havia ordenado. Temos também Noé, que da mesma forma, em meio a uma situação totalmente controversa, já que nunca havia chovido em sua época é chamado por Deus para construir uma arca e a pregar o fim do mundo por um grande dilúvio, mas independente do que a comunidade pensava, Noé permaneceu firme em seu propósito e foi salvo. Ainda assim, vemos Moisés perseguindo o propósito de libertar o seu povo e de ser instrumento de Deus para lutar contra a maior potência da época, e demonstrar o poder do Deus de Israel para o mundo. Então firmou seus pés na missão que o Senhor o havia confiado e se deu por ela. Além disso, guiou Josué, que seguindo seu exemplo também lutou pela missão concedida a ele por Deus de continuar guiando seu povo. Temos ainda todos os Juízes que foram levantados por Deus para libertar Israel do cativeiro, toda vez que Israel pecava contra o Senhor. Não podemos deixar de falar do Rei Davi, conhecido como “homem segundo o coração de Deus”, que tinha como propósito fazer de Israel uma nação prospera e grande. E a Salomão a missão de construir o Templo do Senhor.
Passando aos heróis neotestamentários, ainda de forma sucinta, temos João Batista, pregando o batismo do arrependimento e apontando para o Cordeiro de Deus que viria. O apóstolo Paulo, que após salvo, fincou seus olhos numa corrida à santidade, expressa com clareza em seu texto aos filipenses 3.13-14 “... uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo...”, além disso, o chamado de Paulo para pregar aos gentios e unificar a igreja dos “judeus” cristãos e dos “gentios” cristãos em uma só igreja de Cristo.
Entretanto, entendo que não houve outra vida que expressou de forma tão clara um propósito específico, uma missão estabelecida como a vida de Jesus, expressa nos evangelhos. Fica explícito o propósito de Cristo, o Messias em vir à Terra para salvar os seus. Podemos perceber que durante todo o tempo possuía a consciência e a certeza de seu chamado e propósito estabelecido pelo Pai. Certa vez, Pedro, tentando dissuadir Jesus dessa certeza, foi chamado de Satanás e exortado severamente. Por diversas vezes, ao ser confrontado como idéias contrárias à sua missão deixou claro aos que o seguiam que o seu propósito estava muito bem estabelecido dentro dele. “Creio que Jesus nunca desviou os seus olhos da Cruz.” O apóstolo Paulo de uma forma linda expressa seu pensamento acerca do mestre no livro de Filipenses 2.5-11 “que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se, mas esvaziou-se de si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz.”. Volto a afirmar, Jesus veio até nós com o propósito bem definido de morrer pelos nossos pecados, deixando a igualdade e comunhão com o Pai para ser submisso e obediente por nossos pecados.
Concluo reenfatizando que todos esses heróis da fé possuíam propósitos bem definidos em suas vidas. Hoje ainda podemos contar com a vida de tantos outros que lutaram de forma grandiosa pelo reino de Deus como, Martin Luther King, Lutero, Calvino, John Huss, e passo a perguntar a cada um de nós: temos propósitos em nossas vidas? Pergunto novamente você já sabe os propósitos que Deus tem para você, como pessoa, como cidadão, como crente? Não estou perguntando apenas sobre aspirações profissionais ou sentimentais, mas principalmente espirituais. Repito a frase de Luther King “um homem que não descobriu pelo que está disposto a morrer, não merece viver”.
Creio que já está na hora de descobrirmos pelo que vale a pena morrer. Creio que já está na hora de buscarmos propósitos espirituais para nossas vidas. Creio que já está na hora de resolvermos essa batalha de propósitos que se passa dentro de nós e firmarmos nossos pés como crentes, salvos pelo amor de Cristo e firmados nesse amor, mostrarmos ao mundo quem somos, porque somos e para quê fomos salvos por Cristo.
A minha oração é que Deus nos mova, nos retire do marasmo de nossas vidas cotidianas e nos leve a uma vida, realmente, relevante, que marque a história, que mude vidas, que transforme o mundo ao nosso redor.
Espero em Deus, que entendamos o que fez com que esses grandes homens de Deus se tornassem heróis. Na verdade, não foi o fato de serem pessoas especiais, livres do pecado (depois leia acerca de cada vida que comentamos e você perceberá isso), mas foi o fato de que eles haviam entendido qual era o propósito de suas vidas, eles haviam entendido a missão que Deus lhes havia concedido e assim estiveram dispostos a correr cada segundo de suas vidas, para cumprir seu chamado. E fizeram como o apóstolo Paulo, havia ensinado “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás... prossigo para o alvo”, como o autor de Hebreus “livremos-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta...” e o que o próprio Cristo havia declarado “buscai, pois em primeiro lugar o meu reino e a minha justiça...” e assim estiveram dispostos até a dar suas vidas por essa missão. Eu me pergunto e te pergunto: Qual é a missão que Deus tem para você?
Ore ao Senhor, se coloque diante dele e peça a Sua orientação, busque na Palavra de Deus, que é a luz que ilumina nossos passos e estejam dispostos a seguir os propósitos de Deus para sua vida.
Deixarei apenas uma dica, seja qual for a missão que Deus tem para você, deverá, com certeza, reverter-se em glória para Ele.

Que Deus nos abençoe muito!

Um grande abraço,


Maciel