quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Remando contra a Maré


Remando contra a Maré – 4º Reflexão
            Alguém já disse certa vez: “Um bom exemplo vale mais do que mil palavras”. Não há dúvidas quanto à veracidade dessa frase. Podemos ver essa realidade, de forma clara, nos nossos dias, ainda que, estejamos vivendo um tempo de escassez de bons exemplos. Nosso tempo tem sido marcado por tanto roubo e pela “lei” de tirar vantagem em tudo e sobre tudo, que ficamos perdidos sem um parâmetro a seguir. No entanto, há quase 2000 anos um homem se levantou e utilizando sua vida transformou não somente à sua geração, mas até hoje impacta aos homens e mulheres que desejam seguir os seus passos.
            Durante a vida de Jesus, ao seu lado esteve Tiago, seu irmão. Entretanto, exatamente, no período do Ministério de Jesus, não temos nenhuma evidência de seu irmão o acompanhando, ele praticamente não é mencionado nos Evangelhos. No entanto, vemos Tiago extremamente atuante na Igreja Primitiva, inclusive sendo reconhecido como Coluna da Igreja, descrito no livro de Atos dos Apóstolos. Sem dúvida, algum fato, não narrado, modificou a vida daquele jovem. Concordo com alguns estudiosos que dizem que Jesus provavelmente apareceu a Tiago após ressuscitar e isso trouxe grande impacto sobre a vida daquele homem.
            Acredito que depois desse encontro transformador com Jesus ressuscitado, Tiago buscou em sua memória vários momentos que havia passado com seu irmão mais velho Jesus. Assim também é conosco, todos olhamos de uma forma especial para o irmão mais velho, ou para um primo ou tio mais velho em quem buscamos uma referência, além, é lógico, de nossos pais. Tiago muito provavelmente não era diferente e ainda que talvez não tenha visto o amor de Jesus pelas pessoas acontecendo durante o ministério de Jesus, ele se lembrava do amor com que Jesus cuidava das pessoas e sabia do foco de Jesus em cuidar dos mais necessitados e afligidos. Podemos afirmar que Tiago aprendeu de Jesus por causa de sua afirmação.

“A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”. Tiago 1:27

            É muito bom perceber que o apóstolo Tiago, orientado pelo Espírito Santo de Deus, deixou para nós um recado, bastante claro, acerca do tipo de religião que realmente agrada a Deus. A despeito de tudo o que a religião produz, o direcionamento de nossas ações deve sempre contemplar o meu próximo, sobretudo os mais necessitados. Na época de Jesus os órfãos e as viúvas representavam exatamente essa parte da sociedade, mas nos nossos dias os necessitados estão onde menos esperamos. Existem aqueles que claramente são marginalizados pela sociedade e devemos direcionar nossas atenções a esses, mas existem ainda muitos homens, mulheres, crianças e anciãos necessitados de amor, de carinho, de cuidado, de capacitação, de alimentos e roupas, de tantas coisas e a pergunta que fica para cada um de nós é: Como temos direcionado nossa religião? A proposta do apóstolo Tiago é que ao buscarmos agradar a Deus deixemos de olhar somente para cima, para buscá-lo e direcionemos principalmente nossos olhos para o nosso lado e identificando assim, aqueles que precisam de nós como filhos de Deus, ofereçamos a eles o nosso cuidado e o nosso serviço.
            Concluo enfatizando, que na falta de referências para cumprirmos esse chamado, busquemos conhecer mais do Ministério de Jesus, leiamos mais os evangelhos e vejamos como Jesus lidava com as pessoas, como Ele se aproximava dos mais necessitados e como Ele os abençoava. E assim, busquemos forças e exemplo em Jesus para continuarmos Remando contra a Maré.

Que Deus nos abençoe ricamente.

Minha Oração:
Senhor modifica minha vida,
Inclina os meus olhos para o meu próximo
Move o meu coração e me dê sensibilidade para sentir a dor do meu próximo
E usa-me como exemplo de amor e de cuidado.
Obrigado por tudo
Em nome de Jesus
Amém.

Pr. Maciel

Nenhum comentário: